domingo, 20 de fevereiro de 2011

Projeto: Planeta Vivo.

O projeto publicado está sendo desenvolvivo na EMEF OLINDA MENEZES SERRA VIDAL.
Organizador: Bartolomeu Targino da Silva.
Colaborador (a): Jeanne Aguiar.


Objetivos Gerais
- Desenvolver a aprendizagem de ação responsável na utilização dos    recursos naturais.
- Dar foco à dois temas que norteam este projeto, a saber: o aproveitamento de alimentos (agrícolas) e a preservação de recursos hídricos.
- Que este projeto sirva como elemento aglutinador entre as várias áreas do conhecimento, propondo uma metodologia de trabalho baseada na interdisciplinaridade.
- Contribuir na construção da cultura ambientalista na comunidade sendo a escola o agente social propagador desse processo.
- Buscar parcerias com outros agentes sociais no sentido de consolidar, estimular novas ações nesse propósito.

Objetivo Específico
- Criação de uma PEV (Posto de Entrega Voluntária) na EMEF, a partir da coleta de óleo comestível.

Público Alvo
         Educandos do Ensino Fundamental I e II da EMEF Profª. Olinda Menezes Serra Vidal, situada à Rua Várzea Nova, n° 40 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP.

Tempo de duração
         Este projeto terá duração de aplicabilidade de três anos (2011 a 2014)

Justificativa
         A educação ambiental está prevista nos temas transversais, sendo portanto, parte do conteúdo programático a ser desenvolvido no decorrer do ano letivo.
         Sabemos da urgência de ações que possam formar pessoas conscientes da real situação de degradação do planeta. Assim, este projeto tem o papel de propor e desenvolver ações que contribuam na continuidade da vida. É nosso desejo que crianças, jovens e adultos possam construir o entendimento de que a ação individual repercute de forma universal, e que o problema a ser superado diz respeito à sustentabilidade da vida no planeta.



Manifestações que expressem o aprendizado desenvolvido
         No final de cada ano letivo será realizado um evento nomeado como “Semana do Planeta”, quando todos os envolvidos terão oportunidade de apresentar trabalhos usando as mais diversas linguagens que expressem o processo de aprendizagem.

Avaliação das Ações

         Será desenvolvido no decorrer do período um instrumental com caráter de pesquisa destinado à toda comunidade visando constatar-se o nível de aceitação deste projeto e se de fato o mesmo está atingindo os objetivos colocados.

Divulgação nas Mídias

- Criação de Blog.
- E-mail (já criado) planetavivoprofessor@yahoo.com.br - destinado aos professores que terão acesso a uma senha, o que lhes possibilitará tomar conhecimento de todo andamento do projeto, formação de rede como facilitador das futuras ações, troca de experiências, devendo servir também como espaço para críticas e sugestões.
- E-mail (já criado) planetavivoalunos@yahoo.com.br - destinado aos educandos que terão acesso a uma senha, visando os mesmos objetivos do item anterior.
- Orkut – divulgação das ações, oficinas (já existente) planetavivoolinda. Procurar através do e-mail – planetavivoprofessor@yahoo.com.br.
- Jornal do Meio (JM) – as oficinas, pesquisa de campo e eventos serão documentados em imagem e textualmente, pois também serão divulgados em formato de noticia neste veículo de comunicação.

Ações - (oficinas, palestras, visitas,etc)

- Produção de sabão em pedra a partir de uma parte do óleo arrecadado, apenas para demonstração de uma alternativa de uso para este material.
- Criação de um logotipo para o projeto. A participação dos interessados  e escolha do melhor trabalho, se dará mediante processo seletivo regido por um edital a ser elaborado.
- Separação seletiva de lixo doméstico e escolar.
- Mapeamento do bairro visando identificar áreas e ações de moradores consideradas ecologicamente corretas como também identificar áreas degradadas.
- Utilização racional de alimentos e da água, para conscientização sobre o desperdício desses recursos.
- visitas às nascentes do Rio Tietê e do Rio Guaió (área de ocupação irregular).
- Provão Eletrônico (vide o item avaliação das ações), esta ação tem como objetivo diminuir a utilização do papel na comunidade escolar devendo ser estudada a possibilidade pelo corpo docente e direção da escola, a possibilidade de se extinguir o uso de papel para todas as avaliações.

Palestra:

Importância da preservação da Mata Atlântica existente no bairro.
Palestrante Samuel Firmo.
Agenda XXI (Cidade Tiradentes).