Recebemos 157 cartas, escritas por alunos das 4ª as 8ª séries, das quais a carta selecionada foi escrita pela aluna Maiara Estefani dos Santos da 6ª B:
Nós professores estamos orgulhosos de todas as pessoas que participaram.
Professores: Bartolomeu e Jeanne.
A carta
Por Maiara Estefani dos Santos da 6ª B.
São Paulo, 11 de março de 2011.
Caro desmatador.
Peço a você que dedique alguns minutos do seu tempo a esta carta que é de uma palmeira, que quer lhe dar um aprendizado pra vida inteira.
Se você resolver me acompanhar nesta carta vamos começar.
Eu te dou de tudo: frutas, sombra, beleza, remédios etc. E vocês humanos destroem tudo isso e muito mais, quando matam uma árvore. Eu sei que vocês tem seus motivos para destruir a natureza em si, para ter: móveis, materiais escolares, casas etc. Mas e quanto as queimadas por prazer? Vocês humanos não percebem que acabam de destruir o que poderia servir para fazer remédio um dia, e que sem esse remédio uma pessoa poderia morrer ou talvez uma daquelas árvores poderia ser a moradia de um animal.
Eu e todas as árvores do mundo estamos curiosas para saber o que seria de vocês: sem alimentos, sem remédios, sem ar puro e muito mais.
Nós entendemos que vocês nos matam para seu bem, vocês podem nos matar com a condição de replantar para que nosso ecossistema não seja tão afetado.
Se vocês humanos nos matarem e não replantarem o que será das suas próprias gerações futuras. Já existem árvores em extinção a muito tempo e nosso ecossistema foi muito afetado, não só o meu ecossistema o de vocês também, com o tempo o mundo foi se acostumando. É como uma ferida que não dói mas tem uma grande cicatriz que jamais, jamais vai sumir!
Então como é que vamos viver? É preciso uma grande reação em relação ao seu modo de comportamento com a natureza, com as árvores, pois todos os seres humanos mesmo sem perceber estão utilizando de forma excessiva de nossa madeira.
Existe um ditado que diz assim “o que se planta se colhe”, na parte que cita o que se planta, vocês estão plantando nossa morte, a parte que cita se colhe, vocês vão colher sua própria morte. Não é só a nossa espécie que corre risco de desaparecer se continuarem a nos matar.
Espero que tudo que eu citei nesta carta seja útil a você e a todos os seres vivos. E que você possa até mesmo ensinar o que aprendeu nela. Então vamos construir um planeta melhor, parem de poluir as matas pois se nós desaparecermos quem renovará seu oxigênio, sua fonte de vida e de sobrevivência.
Nós estamos esperando que as mudanças comecem a ser visíveis em todo o mundo de pouquinho em pouquinho. Mude o seu presente para que o seu e o nosso futuro se espelhe nele.
As matas, as florestas, as plantas, as flores todas nós e muito mais, contamos com a sua compreensão em relação ao nosso pedido desesperado, na esperança de que possamos nós e vocês, sobrevivermos com força a tanta destruição.
Mostre que você é mais inteligente do que parece, e tome a decisão certa para nós e para vocês combatendo: o desmatamento, as queimadas, conscientizando as pessoas de que nós fazemos parte da natureza, não somo fábrica de madeira.
Contamos com você,
Palmeira.